Erros no conteúdo que atrapalham a geração de tráfego

A geração de tráfego é normalmente a parte mais enigmática de qualquer projeto. Sempre surgem dúvidas, qual é a melhor estratégia: SEO, Mídias sociais, PPC…

As estratégias são as mais variadas possíveis, mas e se o conteúdo for ruim? Um conteúdo ruim bem divulgado pode ser um erro muito grande e difícil de amenizar suas consequências.

Algumas consequências de um conteúdo mal escrito

No Google ou em qualquer buscador, o artigo é indexado e depois ranqueado, mas se o artigo estiver com erros no conteúdo, isto vai atrapalhar a posição no qual vai ser ranqueado e mesmo consertando, pode demorar dias até que seja re-avaliado pelos mecanismos de busca e possa conseguir uma posição melhor.

Nas Mídias Sociais, um conteúdo mal escrito, com erros ou imagens ruins, pode viralizar, mas não de forma positiva, podendo gerar críticas nos comentários e até o descrédito da marca ou do autor.

Em sistemas de PPC, a qualidade do conteúdo em relação ao anuncio é uma das características que são relevantes à pontuação (e consequentemente ao valor que se paga pelo anúncio), e aqui eu não digo só o conteúdo da página anunciada, o próprio conteúdo da chamada do anuncio deve ser observada. Veja por exemplo o que o Google diz em relação ao Quality Score dos anúncios em seu site

Em resumo, a principal consequência de erros no conteúdo, ou um conteúdo mal escrito, é o descredito que ele pode causar, seja entre os leitores, ou entre os buscadores ou sistemas de anúncios.

Erros no conteúdo que atrapalham a geração de tráfego:

1º Erro –  Conteúdo duplicado

Conteúdo duplicado é simplesmente o conteúdo repetido, uma cópia do que já existe.

Imagine o seguinte: Você tem e já leu o livro, “20 mil léguas submarinas”. Então você ganha um outro livro “20 mil léguas submarinas” idêntico…

Você vai ler? Qual o seu entusiasmo sequer em folhear? Nenhum né? Então, em relação a SEO, porque o Google ou o Bing vão gostar do seu texto e colocá-lo a frente de outro igual. Não tem motivo nenhum pra ele fazer isto. Ou seja, conteúdo duplicado não vai ficar bem posicionado e em consequência não vai lhe trazer tráfego

Agora você deve estar se perguntando, e os conteúdos que são duplicados por natureza como letras de música, receitas, simpatias e outros do tipo?

Vamos voltar ao exemplo do livro. E se ao invés de ganhar outro livro exatamente igual, você ganhasse uma edição de luxo, com ilustrações, comentários do autor, capítulos excluídos da versão original, final alternativo, rascunhos escritos a mão, etc… Agora apesar de ser um conteúdo duplicado, ele ficou bem mais atrativo por conta dos complementos, certo? Agora sim deu vontade de ler de novo por causa das novidades incluídas.

O que quero dizer com isto? Alguns conteúdos tem a natureza de ser duplicados, porém se acrescidos de conteúdos extras, eles podem se tornar um conteúdo ainda mais interessante que o original e neste caso podem sim gerar um tráfego interessante.

2º Erro – Erros de português

Erros de português, quem não os comete? Virgulas, acentos, conjugações verbais… Bem o português é uma língua muito complicada gramaticalmente, principalmente com o novo acordo ortográfico, muitas das palavras que já sabíamos escrever há anos mudaram, nos confundindo ainda mais. Certamente este texto contém vários erros que passaram despercebidos, mas eu quero falar de um erro que eu vejo muito e acho que pode estragar o tráfego que poderia produzir

Palavras escritas erradas !

Você resolve escrever um super artigo sobre o time de futebol da Portuguesa, um texto digno de ficar na primeira posição do Google, mas ao invés disto, em todo o texto você escreve “Portugueza”.

Primeiro, as pessoas vão pesquisar pela palavra correta no Google, mas vamos supor que quem vai pesquisar também ache que é com Z e procure por Portugueza, veja o que vai acontecer:

 

portugueza

 

O próprio Google já vai exibir os resultados para a palavra com a grafia correta e com isto todo tráfego do seu super artigo digno da primeira página deixa de existir.

Como resolver?

Digitar seu texto num editor como o word, já pode lhe ajudar muito uma vez que o word sinaliza as palavras que ele não conhece ou que estão escritas incorretamente. No próprio wordpress preste atenção nas palavras que ficam sublinhadas de vermelho (se você estiver usando o Chrome por exemplo) pois é um sinal de que a palavra possa estar errada. Ao ver algum erro assim, clique na palavra com o botão direito do mouse que você receberá sugestões

Outra coisa que pode ajudar, é submeter o texto a alguns amigos e pedir a eles uma opinião e pra lhe informar caso vejam erros de português

Outra sugestão, use o Google pra tirar duvidas de português e siga páginas no facebook como Lingua Portuguesa para ter dicas constantemente

Em resumo, num texto você deve se preocupar com todas as regras do português, mas por favor, para o bem do seu tráfego, melhor errar uma vírgula do que a grafia das palavras.

3º Erro – Regionalismos

O Brasil é um país de dimensões continentais e isto gera alguns regionalismos que podem atrapalhar na hora de gerar conteúdo que seja de abrangência nacional.

Cuidado ao escrever alguns textos pois as vezes a palavra-chave que se vai usar pode ser diferente em diversos lugares do Brasil e com isto seu conteúdo pode ficar restrito apenas a sua região ao invés de trazer tráfego do país inteiro. Escrever um texto visando atingir leitores de Portugal também vai trazer este problema.

E tem solução pra este problema?

Claro que tem. Dedique uma parte do seu conteúdo a falar sobre estas diferenças exemplificando por exemplo como aquela palavra é conhecida em outras regiões.

Um exemplo que eu acho bem válido é este texto falando sobre Tangerinas, ou mexericas, ou seriam bergamotas (Pra mim é Mexerica pois sou de Belo Horizonte)

4º Erro – Conteúdo pobre

Quando nos propomos a escrever um artigo, temos que ter em mente o seu conteúdo, a maioria dos conteúdos na internet são de cunho informacional ou escritos para resolver algum problema.

Escrever um conteúdo do tipo informacional, ou seja, pra passar informações a respeito de algo é uma coisa que devemos fazer com base em pesquisas em fontes confiáveis na internet, muitas vezes de preferencia citando as fontes de consulta quando por exemplo for um conteúdo de cunho científico ou falar de saúde.

O principal erro que muita gente comete é querer fazer um conteúdo informacional apenas com as informações que se sabe. A não ser que sejamos um especialista ou estudioso naquilo em que vamos falar, o nosso conteúdo será superficial, não sendo portanto suficientemente bom para estar nas primeiras posições das buscas e com isto atraír tráfego suficiente.

Além da pesquisa, uma dica para produzir um bom conteúdo informacional é pesquisar quais são as dúvidas das pessoas, pra isto uma fonte interessante de pesquisa é o Yahoo Respostas.

Se formos escrever um conteúdo pra resolução de problemas, muitas vezes vamos nos basear na solução que sabemos, mas é bom pesquisar se existem outras soluções e detalhar ao máximo, seja com imagens, com vídeos para que possa ser facilmente reproduzível por quem estiver lendo.

 

5º Erro – Texto pequeno ou grande demais

Uma dúvida comum de quem esta começando é quantas palavras escrever, 500, 1000, 1500 ?

Alguns defendem que só textos com no mínimo 500 palavras vão ter destaque no Google e ficar bem posicionados, o que não é verdade.

Escreva a quantidade de palavras necessárias para fazer um bom artigo. Pense nisto e escreva. Se conseguiu cumprir seu objetivo com 300 palavras ou com 2000 palavras, está ótimo.

Agora lembre-se que ficar repetindo palavras chave não vai fazer seu texto ser melhor, pelo contrário, vai fazê-lo ficar chato pra ler e pode (e vai) te prejudicar perante os sites de busca.

E o que fazer neste caso?

Simples, já ouviu falar em sinônimos? Use e abuse deles. Seu texto vai ficar melhor, mais rico e você ainda vai ter a chance de ranquear para muitos outros termos.

Uma boa formatação em textos grandes, usando espaços entre os parágrafos, subtítulos, listas, imagens, gráficos também vai ajudar que a leitura seja bem mais agradável.

 

Dica Extra para gerar tráfego

Se você está lendo este artigo entre os dias 28/03/16 e 01/04/16, e quer mais dicas para gerar tráfego para o seu blog, não deixe de participar do ConSEO – Congresso de SEO e Tráfego que está acontecendo Gratuitamente, com as palestras liberadas todos os dias em qualquer horário. Este congresso foi organizado pelo Gustavo Freitas e eu tive a honra de ser convidado para ser um dos palestrantes.

clicar aqui ou no banner abaixo e assistir.

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Concluindo:

Ter um bom conteúdo é uma das melhores formas de conseguir gerar tráfego, principalmente através do SEO, mas é fácil de se cometer diversos erros que nos atrapalham, mas que como falado nos tópicos acima tem soluções muitas vezes bem simples.

 

Sobraram dúvidas? Tem sugestões?

Ficou alguma dúvida sem esclarecer? Tem alguma sugestão pra dar sobre este assunto? Posta nos comentários abaixo do texto!

 

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5 Comentários para "Erros no conteúdo que atrapalham a geração de tráfego"

  1. Obrigado Juliano.

    Boa ideia, anotada aqui, vou pensar em dicas para escrever um artigo sobre parcerias

  2. Mitchel eu fiz o que você ensinou para não ocorrer o erro de imagem duplicada e deu certo, eu agora estou precisando corrigir o erro no título do post. se eu escrever uma palavra que tenha ão ou ç da errado e não é em todo o conteúdo é só no título. você poderia ensinar como corrigir isso

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